quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Projeto: Oficina de Leitura e Escrita

Os alunos do Ensino Fundamental I estão participando do Projeto: Oficina de Leitura e Escrita, que foi elaborado visando oferecer aos mesmos oportunidade de desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história.
Neste sentido, para iniciar o nosso projeto, realizamos uma Contação de Histórias, com a atriz Neide Kocca, da Cia Cuca de Teatro, que contou diversas histórias interativas, desenvolvendo o imaginário, a criatividade, a emoção das crianças e, consequentemente, o interesse pela leitura.
Durante este projeto, realizamos atividades de leitura e escrita de diversos gêneros textuais, conhecendo as suas características e interagindo com os mesmos.  A leitura está sendo trabalhada com rodas de leitura, leituras compartilhadas e com a “Maleta da Leitura”, uma sensação entre as crianças. Os alunos levam a maleta para casa, leem os livros, acrescentam mais um e compartilham na roda com os colegas as leituras que mais gostaram.
Dentro das atividades do Projeto, participamos da Feira do Livro, onde os alunos visitaram os stands, compararam diversos tipos de livros e assistiram a apresentações sobre a leitura.
A escrita está sendo trabalhada à medida que os alunos entram em contato com os diversos gêneros textuais, escrevendo textos que contemplam suas características. Um dos aspectos mais importantes da escrita é a revisão textual, pois trabalhamos a coerência e a coesão, oportunizando aos alunos a reflexão sobre a língua e a compreensão do sistema ortográfico e gramatical, sendo realizada em grupo, individualmente ou pelo colega.
Portanto, o Ensino Fundamental I tem como prioridade ampliar o repertório textual dos alunos e desenvolver habilidades necessárias para a formação de um leitor e escritor competente, as quais são imprescindíveis para o sucesso pessoal e profissional.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário